Início » Uncategorized » Causa do apagão foi um curto-circuito, diz Eletronorte

Causa do apagão foi um curto-circuito, diz Eletronorte

O gerente regional da Eletrobras Eletronorte, engenheiro Marcos da Silva Drago, confirmou hoje à tarde, que um curto-circuito provocado por uma descarga atmosférica (raio) foi a causa do desligamento geral do Sistema Amapá na noite de quinta-feira, 10/01. A descarga atingiu a rede, de aproximadamente 200 metros, que leva energia da Unidade Geradora três da Hidrelétrica Coaracy Nunes para a Subestação Central, instalada na mesma área da Usina do Paredão, no município de Ferreira Gomes.
Segundo o gerente regional e o presidente da CEA, José Ramalho, o travamento do sistema elétrico local e outras conseqüências em decorrência do desligamento, ocasionaram a demora do restabelecimento do fornecimento de energia elétrica, que durou por mais de duas horas, a partir das 19h27. Após uma hora e meia do início do desligamento o fornecimento de energia começou a ser restabelecido. O Sistema Hidrotérmico do Amapá atende treze dos dezesseis municípios, sendo que Oiapoque, Vitória e Laranjal do Jarí são atendidos exclusivamente por geradoras contratadas pela CEA.
Em entrevista coletiva realizada na manhã da sexta-feira, 11/01, o gerente regional Marcos Drago e o presidente da CEA, José Ramalho, confirmaram que não foram registrados outros danos nas máquinas geradoras das Usinas Hidrelétrica Coaracy Nunes e Térmicas Santana Um e Dois e que todo o sistema está operando normalmente.
Um relatório, com todas as informações técnicas sobre o desligamento geral e as providências preventivas que estão sendo tomadas, foi enviado ao diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Josias Matos de Araújo, em Brasília, e repassadas ao ministro de Minas Energia Edson Lobão. (Assessoria de comunicação)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s