Início » Uncategorized » Entre Aspas

Entre Aspas

Espaço – Senador Randolfe Rodrigues (PSOL) é do tipo mineirinho: gosta de ir pela beirada. Logo quando assumiu uma vaga no Senado, lançou seu nome para disputar a presidência com Sarney (PMDB). Foi assim que ganhou seu primeiro espaço na mídia nacional.

ECAD – É claro que Randolfe não ganhou a disputa, mas seu nome foi comentado em todos os corredores do Congresso Nacional. Um ano depois, entrou de cabeça na CPI da ECAD e logo teve espaço garantido nas discussões políticas nacionais.

Cachoeira – Apesar da CPI da ECAD ter terminado só Deus sabe como, Randolfe logo tratou de procurar outro lugar ao sol. Foi quando investiu na apimentada CPI do Cachoeira, virando um dos queridinhos da imprensa nacional.

Bala na agulha – Agora, nessa nova empreitada, Randolfe já vem mostrando que tem bala na agulha. Alguns senadores já divulgaram um manifesto comparando a volta de Renan Calheiros à escolha feita pelos antigos coronéis na época da Primeira República. Se o caldo engrossar, o Senado poderá ter seu segundo comandante eleito pelo povo tucuju.

Crise – Em suas justificativas rumo à disputa, Randolfe diz que há “sempre” o risco do Senado voltar à crise política se não forem modificados a conduta e os procedimentos na Casa. Será que ele se referiu aos maus lençóis que o atual presidente Sarney passou em 2009? É claro que sim, mas não é só isso…

Motivos – O manifesto intitulado “Uma nova presidência e um novo rumo para o Senado”, é uma plataforma de propostas de modificação no funcionamento administrativo e legislativo da Casa, abalada nos últimos anos por sucessivas crises, como a saída de Renan, em 2007, da presidência, após ser absolvido de dois processos de cassação em plenário, e os atos secretos revelados que quase derrubaram Sarney.

Reforma – Entre as propostas, Randolfe defende que haja votação de projetos todos os dias no Congresso. Ele também é favorável a uma reforma administrativa e à formação de um comitê de fiscalização dos gastos do Senado.

Pagamento – Os professores estaduais que estavam aguardando o pagamento das férias, tiveram uma boa notícia ontem. O Executivo confirmou para hoje os pagamentos, inclusive dos vencimentos dos trabalhadores da Unidade Descentralizada de Execução (UDE).

Na conta – O dinheiro deverá estar na conta do servidor a partir do meio-dia de hoje (16), segundo previsão do Banco do Brasil. Os pagamentos começarão a ser feitos na forma de restos a pagar de 2012, uma vez que o Orçamento de 2013 ainda não foi aberto.

Mais caro – A gasolina vai ficar mais cara nos postos pela primeira vez em quase dez anos. O governo federal deve reajustar em 7% o preço do combustível. O óleo diesel também vai subir, mas em nível um pouco menor – entre 4%e 5%. A expectativa é a de que o anúncio seja feito na semana que vem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s