Início » Uncategorized » Confira a programação completa do aniversário de 255 anos de Macapá

Confira a programação completa do aniversário de 255 anos de Macapá

Image

 

Com o tema “Macapá, nós vamos cuidar de você”, a Prefeitura de Macapá, em parceria com o Governo do Estado e a Confraria Tucuju, apresenta à comunidade a programação cultural do aniversário de 255 anos da cidade.
O evento inclui quatro dias de ações culturais, sociais e ambientais. Todos os órgãos e entidades municipais estão envolvidos diretamente na programação do aniversário.
Fazem parte da festa Cortejos artísticos nas feiras da cidade, apresentações artístico-culturais, incluindo música instrumental em paradas de ônibus, projeto Corredor Verde, lançado nesta quinta-feira 31, o projeto ”Praça Viva” que levará para três pontos da cidade, arte, lazer e entretimento, e o “Comunicação Popular”, já executado pela Coordenadoria de Comunicação do município, nos dias 26 e 27 de janeiro e a Regulamentação da Lei do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município.
Haverá ainda corrida ciclística no Curiaú e se encerra com a tradicional festa do dia 4 de fevereiro, no centro histórico de Macapá, Largo dos Inocentes, realizada todos os anos pela Confraria Tucuju – uma comemoração resgatada pela entidade. “No momento de dificuldades financeiras em que o município se encontra, não podemos fazer uma grandiosa festa para a cidade, então queremos deixar um recado com arte à população, que vamos cuidar da cidade”, explica a presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Márcia Corrêa.

Corredor verde
É uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), com a integração popular, que visa o plantio de árvores frutíferas e ornamentais numa via do bairro Parque dos Buritis, culminando no início de um programa de arborização para a cidade de Macapá, por meio da Semam. Foi lançado nesta quinta-feira, 31.

Projeto “Praça Viva”
Projeto itinerante, que vai levar à praças de diferentes bairros atividades de desporto e lazer, com recreação para crianças. Será coordenado pela Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (COMEL). O projeto envolve ainda apresentações musicais, teatro, poesia/literatura – essas, coordenadas pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

Lei do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural
De autoria do prefeito Clécio Luís, quando ainda vereador, dispõe sobre a proteção do Patrimônio e Bens Materiais e Imateriais Naturais e Culturais, e autoriza a criação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e do Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de Macapá.
A Lei prevê a preservação, proteção e o reconhecimento como patrimônio, todos os elementos que definem a identidade cultural do povo de Macapá, como representações, expressões, técnicas, instrumentos, objetos, artefatos, lugares e pessoas que as comunidades e os indivíduos reconhecem como parte integrante de sua cultura, impedindo que bens materiais e imateriais de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental sejam destruídos ou descaracterizados.
A regulamentação será assinada pelo prefeito Clécio Luis no dia 1º de fevereiro, no Mercado Central. (Carol Pessoa – Asscom Fumcult)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s